terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

De Várzea de Abrunhais para o mundo...é possível.

Mais uma vez perdoem-me o optimismo, mas não posso deixar de referir aqui um artigo fantástico da revista visão desta semana.

Com o título Escolinha “hi-tec”, ficamos a conhecer o caso de uma escola básica nos arredores de Lamego, Várzea de Abrunhais, que se tornou, segundo a Microsoft, numa das melhores do mundo na aplicação das novas tecnologias de Aprendizagem. Sim não me enganei, arredores de Lamego.

Na verdade, é a primeira escola em Portugal a receber este prémio, e uma das 31 em todo o planeta. A professora Maria do Carmo Leitão, diz que, sem possuir conhecimentos ou formação específica se limitou a utilizar as potencialidades do software do Magalhães. A criação de um blogue foi uma pequena janela para o mundo, sendo que à medida que realizam os seus trabalhos os alunos colocam-nos no blogue para quem quiser ver. O entusiasmo alastrou-se às 22 crianças com idades entre os 7 e 9 anos e até ao jardim de infância.

O aumento do rendimento das crianças foi notório, mesmo em alunos com dificuldades de aprendizagem que hoje se deslocam a outras escolas para fazer workshop e ensinar os colegas. Todos estão hoje à vontade com os pequenos portáteis, na criação de photo-stories- filmes feitos com os seus trabalhos, fotografias que tiram, musicas que retiram das buscas que fazem na internet, aumentando a sua auto-estima e confiança. As professores referem também os casos em que os alunos comunicam com familiares que se encontram no estrangeiros e alguns que mostram o crescimento da horta lá de casa ao pai que se encontra na suíça…Tudo isto sem que o normal programa de ensino seja desrespeitado. A própria professora viu a sua agenda preenchida, tendo já sido convidada de honra do Ministério da Educação e tendo exposto o seu projecto em Portugal até já em Salvador da Bahia no Brasil.

Do protocolo com a Microsoft esta escola tem a sua disposição acompanhamento da multinacional, acesso a acções de formação e disponibilidade imediata do software criado pela empresa.

Muito se falou, geralmente mal, do famoso Magalhães, porque tinha erros, porque tinha o ecrã pequeno, porque já existia, etc…, mas do essencial deste projecto, que é possibilitar o acesso precoce das crianças às novas tecnologias, a custos baixos ou gratuítos, que sem a intervenção do estado não seria possível de outra forma, estamos a proporcionar que no futuro Portugal possa dar um salto tecnológico no domínio da informática que será, e já o é, um ponto-chave para permitir o sucesso na forte competitividade do mercado de trabalho e entre o desenvolvimento dos diferentes países. A isto se reúne o encurtamento de distâncias que as novas tecnologias permitem, a capacidade lúdica e pedagógica que proporcionam, tornando a pequena escola da Várzea muito menos isolado do que estava antes do Magalhães.
Pois, mas isto não dá audiências nem vende revistas ou jornais…

Fica o link para o artigo, vejam as fotos, vale a pena pela alegria que não costumamos ver nas escolas do interior…

http://aeiou.visao.pt/uma-das-escolas-mais-avancadas-do-mundo-e-portuguesa=f547669

Sem comentários: