quinta-feira, 31 de março de 2011

JS na Escola Secundária João Gonçalves Zarco...

Foi com uma enorme prazer que estive presente esta terça-feira na Escola Secundária João Gonçalves Zarco, enquanto secretário-coordenador da Juventude Socialista de Matosinhos, no sentido de participar na conferência “Os Jovens e a Política”. Esta iniciativa insere-se no âmbito da Área de Projecto de um grupo de 5 alunos do 12º ano do curso de Ciências Socioeconómicas, na qual endereçaram convites a todos as Juventudes Partidárias para se deslocarem à Escola e, durante uma hora, esclarecer as dúvidas dos alunos, dar a conhecer o seu Partido e as suas actividades enquanto estrutura juvenil.

Julgo que ao longo de uma hora, em que auditório esteve quase cheio, a sentimento de todos os presentes era de satisfação relativamente à conferência. Após uma breve introdução, teve lugar à colocação de questões que preencheram toda a restante sessão. Falou-se desde os princípios e ideais do Partido Socialista e dos restantes partidos, a diferenças entre políticas de esquerda e direita, o exercício do voto, políticas de educação, qualificação e emprego, regionalização, manifestação “Geração à Rasca” e os recentes acontecimentos relacionados com o PEC IV/demissão do primeiro-ministro entre outros.

Espero ter correspondido às expectativas de alunos e professores agradecendo o convite que me foi enviado e a recepção que tive. Gostaria particularmente de felicitar e agradecer ao André Correia, ao José Santos, ao Nuno Machado, à Rita Mota e à Mónica Leal, com quem planeei mais de perto esta conferência, pelo excelente trabalho que desenvolveram ao escolher este tema para Área de Projecto. É de extrema relevância suscitar nos jovens a motivação para a participação cívica activa na sociedade, e espero ter ajudado nessa tarefa. Independentemente dos ideais com que cada mais se identifique ou defenda, è acima de tudo importante agitar os jovens, despertar o seu pensamento crítico, dar voz às suas ideias na construção de nosso Futuro.

Obrigado e continuação de bom trabalho.

Carlos Mouta

Sem comentários: