terça-feira, 29 de março de 2011

A "crise" vista de fora...

Tendo estado em Madrid na passada quinta-feira, pude ver o reflexo dos acontecimentos políticos em Portugal nos principais jornais espanhóis. De realçar que na quarta-feira em nenhuma página era referida a crise financeira e económica Portuguesa. O chumbo do PEC IV no Parlamento e consequente apresentação de demissão do Primeiro-Ministro fizeram a capa de todos os jornais Espanhóis, como se pode verificar de seguida.

O motivo de tal atenção dada pelos espanhóis a estas notícias tem por base dois aspectos: por um lado temem que após a queda de Portugal os mercados especulativos de virem para Espanha, e por outro as dificuldades de resgate do dinheiro espanhol investido em Portugal, cerca de 80 mil milhões de euros. Todos os jornais realçam que tal chumbo por parte da oposição, em particular do PSD, teve por base a forma como foi apresentado o PEC IV e não o seu conteúdo, ou seja, que se criou uma crise política no pior momento da situação financeira do nosso país, com possibilidade de suscitar recurso a ajuda externa, não com o intuito de defender o interesse dos portugueses, antes para motivar eleições antecipadas com um pretexto.

Mais uma vez vemos os interesses partidários serem colocados à frente dos interesses dos Portugueses por parte de uma oposição irresponsável. Todos os analistas e comentadores referem o mesmo, que o timing não poderia ser pior. Como sabemos agora o PSD acha até que o PEC IV deveria ir ainda mais longe nas medidas de austeridade que apresenta. Pois mais uma vez observamos que enquanto o PS, o governo e José Sócrates procura resolver os problemas do país a oposição, o PSD e Passos Coelho procuram atacar o Governo.

Ao que se sabe, a Pedro Passos Coelho foi colocado, pelo seu partido, o seguinte dilema: ao haveria eleições em Portugal, ou haveria eleições no PSD… Escolheu Portugal… Agora veremos o que escolhem os Portugueses…








Sem comentários: