"A modernização dos portos é um dos investimentos que valem a pena «porque é um contributo absolutamente evidente para a competitividade e modernização da nossa economia. Portugal precisa de ter uma rede e uma operacionalidade logísticas que lhe permitam responder aos desafios da economia global», afirmou o Primeiro-Ministro na colocação da primeira pedra do novo terminal de cruzeiros de Leixões, em Matosinhos.
«Este projecto oferece uma nova valência ao porto, transformando-o num porto que também desenvolve a sua componente turística, em particular de atracção de cruzeiros», afirmou José Sócrates. O projecto inclui do terminal de cruzeiros de Leixões, o Parque de Ciência e Tecnologias do Mar da Universidade do Porto - um pólo para novas empresas que tirem proveito económico das inovações desenvolvidas na Universidade - e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha, também da mesma Universidade. José Sócrates afirmou também que o terminal de cruzeiros de Leixões é «talvez a obra mais significativa de ligação de um porto à cidade que se fez em Portugal», sendo «um investimento bonito, que ficará sem dúvida como um ícone arquitectónico na Área Metropolitana do Porto».
O terminal deverá estar concluído dentro de um ano. O projecto inclui um cais para cruzeiros, uma estação de passageiros, um porto de recreio náutico para 170 embarcações e um cais fluvio-marítimo para acostagem de embarcações de passeios turísticos no rio Douro.
O projecto representa um investimento de 49 milhões de euros, dos quais 28 milhões de euros para o edifício e 21 milhões de euros para a obra marítima. As obras de dragagem, que vão permitir receber navios com mais de 2000 passageiros, começaram em Setembro de 2009. Já há cerca de 60 navios programados para o ano de 2011, dos quais 15 estão acima da actual capacidade do porto."
(www.ps.pt)
Sem comentários:
Enviar um comentário