quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Estágios profissionais na Administração Local...

(in www.iol.pt - 29.12.2010)
As candidaturas a 1.330 estágios profissionais na Administração Local abrem na Internet a 24 de Janeiro e encerram a 4 de Fevereiro, sendo que os estágios terão início até dois meses depois, anunciou esta terça-feira a secretaria de Estado.

Trata-se da quarta edição do Programa de Estágios na Administração Local (PEPAL) com vagas em estruturas municipais, freguesias, comunidades intermunicipais, associações de municípios e empresas locais.

Quem quiser inscrever-se pode fazê-lo no sítio da Internet da Direcção-Geral das Autarquias Locais (www.portalautarquico.pt).

Os estágios têm início até 4 de Abril, esclarece a secretaria de Estado da Administração Local em comunicado citado pela Lusa.

Segundo a listagem de vagas para o PEPAL publicada na semana passada em Diário da República e referida pela Lusa, Guimarães é o município que mais estágios oferece, num total de 31 vagas, seguido da Lousada, com 22 ofertas de estágios.

No total, o Norte tem 485 ofertas de estágios profissionais, a região Centro 515, a Grande Lisboa 10, o Alentejo 319 e o Algarve apenas uma.

As áreas formação pedidas para os estágios vão desde turismo, ciências da comunicação, educação, direito, desporto, arquitectura, serviço social, geografia, engenharias (civil, informática, mecânica), gestão, entre outras.

Os destinatários deste programa «são jovens licenciados, desempregados, à procura do primeiro emprego ou à procura de emprego correspondente à sua área de formação e nível de qualificação».

O PEPAL visa possibilitar uma experiência profissional a 1.045 jovens, durante um ano, em câmaras municipais, juntas de freguesias e associações de municípios.

A terceira edição do programa, financiado por fundos comunitários, colocou 915 estagiários em câmaras municipais, 94 em juntas de freguesia e 36 em associações de municípios.

Os estagiários licenciados vão receber uma bolsa correspondente a dois salários mínimos (actualmente o salário mínimo nacional é de 450 euros), ao passo que os estagiários de formação técnico-profissional recebem uma bolsa correspondente a um salário mínimo e meio.

Sem comentários: