sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

FORUM JS – INTERIORIDADE E REGIONALIZAÇÃO...


No passado fim-de-semana, 11 e 12 de Dezembro, decorreu em Évora um Fórum JS subordinado ao tema “Interioridade e Regionalização”. A iniciativa, realizada em parceria com a Federação do PS Évora, contou com a presença de diversas personalidades do PS e também membros do Governo.

No sábado a discussão passou por diversos temas, como a Estratégia de desenvolvimento regional e o combate à interioridade, experiências de regionalização, organização administrativa e regiões.

No domingo, já com uma perspectiva de encerramento do Fórum, 5 dirigentes Federativos do PS, Luís Capoulas Santos (Évora), Renato Sampaio (Porto), Jorge Martins (Portalegre), Vítor Ramalho (Setúbal) e Miguel Freitas (Algarve), conduziram o debate em mesa-redonda subordinado ao tema “Que competências para as Regiões?”, moderado pelo Deputado à Assembleia da República Bravo Nico. Os 5 dirigentes do PS assinaram também um documento simbólico, a “Declaração de Évora”, em que as 5 Federações consolidaram a importância da Regionalização. A assinatura deste documento, apadrinhado pela JS na pessoa do nosso Secretário-geral Pedro Delgado Alves, demonstra também que a JS tem uma agenda política bem definida e que caminha no sentido de a cumprir.

O encerramento dos trabalhos contou com a presença de José Junqueiro, Secretário de Estado da Administração Local.

Este Fórum exaltou a necessidade de implementar as Regiões em Portugal, pois em risco está a sobrevivência do Interior face à desertificação e envelhecimento da população.

(Post escrito por Gustavo Pinhal)

Sem comentários: