quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Matosinhos recebe Prémio Boas Práticas

(in http://www.cm-matosinhos.pt/)

"O Prémio Boas Práticas no Sector Público, que vai na sua 8ª edição, é uma iniciativa da Deloitte, desenvolvida com a colaboração especial do Diário Económico, do Instituto Nacional da Administração Pública (INA) e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

O objectivo do Prémio Boas Práticas é promover a partilha de conhecimentos entre entidades em situações similares, através da divulgação de projectos que melhoraram a prestação do Estado, em prol do cidadão. Os prémios são atribuídos em dez categorias diferentes: Serviço ao Cidadão, Processos, Informação de Gestão, Receita, Custos para o Cidadão, Custos Internos, Cooperação, Capital Humano e Gestão da Mudança e Prémio Especial do Júri.

O Simplificar-me” estava nomeado nas categorias: Prémio Serviço ao Cidadão - Administração Local, Prémio Melhoria de Processos - Administração Local e Prémio Redução de Custos para o Cidadão.

A cerimónia, que decorreu no dia 11 de Novembro, em Lisboa, distinguiu a Câmara Municipal de Matosinhos com o Prémio Serviço ao Cidadão.

A Presidente do Júri, Dr.ª Susana Toscano, no seu discurso, considerou o “Simplificar-me” como o “projecto mais sólido e de maior impacto no cidadão”.

O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, confessou estar “muito orgulhoso” pela distinção, salientando que o Prémio Boas Práticas “demonstrou que valeu a pena o esforço, a inovação e a criatividade”, pois “hoje temos o melhor Serviço ao Cidadão”. Presente na cerimónia esteve também o Vice-Presidente da Câmara, Dr. Nuno Oliveira.

Concebido em 2005, o “Simplificar-me” pretendeu, acima de tudo, simplificar a vida aos cidadãos, aumentando o seu grau de satisfação. Para tal, foi necessário facilitar a tomada de decisões à administração e aumentar a produtividade dos colaboradores da Câmara Municipal de Matosinhos.

Este projecto multidisciplinar envolveu a alteração de todo o atendimento da Câmara Municipal a começar pela Loja do Munícipe. Desde 5 de Novembro de 2008 que num único espaço está concentrado todo o atendimento aos cidadãos. Graças a um novo sistema de gestão documental, toda a correspondência é digitalizada e tramitada electronicamente. Ao contrário que acontecia anteriormente, o mesmo processo poderá ser consultado simultaneamente por 10 pessoas ou mais.

Outra das novidades implementadas foi o CRM (Citizen Relationship Management), que consiste numa base de dados, onde todos os pedidos dos munícipes ficam registados, dando à Autarquia uma “visão unificada do cidadão”.

A 5 de Fevereiro de 2009, entrou em funcionamento a Loja do Munícipe Online, que permitiu aos cidadãos fazer pedidos e consultar a movimentação de processos sem ter que vir à Câmara Municipal, fazendo-o pela Internet.

Também mediante o fornecimento do número de telemóvel, qualquer cidadão poderá receber SMS para diferentes tipos de notificações por parte da Autarquia.

A mais recente novidade ocorreu em Julho deste ano, altura em que os munícipes passaram a entregar em formato digital todos os pedidos relacionados com operações urbanísticas, quer presencialmente na Loja do Munícipe quer na Loja do Munícipe Online, tornando o processo mais rápido, mais eficaz e mais transparente.

Foi graças a este complexo plano de modernização administrativa que a Câmara Municipal de Matosinhos venceu o Prémio Boas Práticas do Sector Público. Todavia, já em Outubro de 2008, foi contemplada com o Prémio Autarquia Digital Microsoft e o Prémio Projecto do Ano SIG Autarquias. Em Abril de 2009, a Câmara de Matosinhos obteve o Prémio Mundial da Microsoft “Best Practice na área de Citizen Services Platform”, em Bilbao, Espanha. Em Setembro desse mesmo ano, a Loja do Munícipe viu os seus serviços distinguidos pela empresa certificadora SGS, considerada a maior organização mundial no domínio da inspecção, verificação, análise e certificação, na norma ISO 9001. Em Março de 2010, a Administração da CMM recebeu o Prémio Personalidade SIG pela ESRI Portugal.

A esta lista de distinções junta-se, agora, o Prémio Boas Práticas no Sector Público."

Sem comentários: