"Temos que criar, como obrigação do Estado, uma rede de infraestruturas capazes de assegurar aos jovens casais que podem ter os filhos que quiserem porque encontrarão, nas suas localidades, infraestruturas onde podem deixar os seus filhos enquanto trabalham", sublinhou José Sócrates.
"Começo esta visita acompanhado dos diferentes membros do Governo, justamente para dizer aos portugueses a importância que têm as creches para servirem as jovens famílias", mas também "a importância para dotar o país de uma rede moderna de guarda de crianças, e a importância para criar mais emprego", afirmou.
A rede de creches em Portugal Continental dispunha de 73 mil lugares para acolher crianças em 2004, quando foi lançada a primeira fase do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), devendo garantir 111 mil lugares até 2009, segundo os objectivos do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.
José Sócrates reiterou hoje o objectivo do Governo de garantir, em 2009, uma taxa de 33 por cento de cobertura do território do Continente na área das creches.
«O objectivo europeu era para atingir essa cobertura em 2010, mas nós queremos antecipar um ano a meta da União Europeia».
(Artigo retirado dos sites www.sapo.pt e www.iol.pt - 2009.01.09)
Sem comentários:
Enviar um comentário