segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Visita ao “Centro Social Padre Ramos”

No passado dia 29 de Setembro, a Juventude Socialista de Matosinhos, visitou o “Centro Social Padre Ramos”.
Esta é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com sede na Vila de Lavra. Foi fundada em 1982, sendo-lhe atribuído o nome de “Padre Ramos” em homenagem a um sacerdote, natural de Lavra, - Padre António Francisco Ramos – que foi Pároco de Lavra desde 1915 até 1962.
Fizemos uma visita guiada pelas instalações e verificamos que estas se encontram em boas condições para quem delas usufrui.
Passamos pelo Infantário, que está organizado por 3 "espaços": Creche, Jardim-de-infância e ATL. Pudemos ainda ver o Lar, que alberga alguns “jovens”.
O Centro possui ainda um edifício Cultural, composto por um Auditório e uma biblioteca.
De acordo com a responsável que nos acompanhou na visita, a Biblioteca tem-se tornado um ponto de encontro e de cultura na Freguesia de Lavra, em especial para os jovens. Tendo por objectivo prestar um serviço público a todos os seus utentes no âmbito da cultura e do lazer, a Biblioteca Padre Silva Lopes tem vindo a contribuir para a divulgação do importante espólio histórico-cultural da Freguesia de Lavra.
Considerando que entramos no Outono, a estrutura juvenil aproveitou para "doar" algumas peças de vestuário, recolhidas na Escola EB1/JI da Viscondessa (Sta. Cruz do Bispo).
Assim, com esta iniciativa, a Juventude Socialista procurou conhecer mais e melhor esta instituição e todo o trabalho desenvolvido por ela, em prol da Vila.

Sem comentários: