quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Alheamento e Extremismo

A partir do momento que estás a ler este "post" é por demais evidente que não te inscreves no grupo dos jovens que não têm qualquer interesse pela política. Enquadras-te naquela suposta minoria que tem a pachorra para aceder a um blog com conteúdos políticos, o que para mim demonstra desde já uma evidente dose de coragem, mas que outros poderão apelidar de perda de tempo. Eu prefiro ficar pela tese da coragem.

O alheamento da política, que não é monopólio do pessoal mais novo, é por demais evidente, e não importa aqui quantificá-lo. Independentemente da sua dimensão, é e será sempre grave. Quanto aos culpados, serão inúmeros e irão desde o jovem extremamente individualista ao político menos credível, mas certamente todos teremos uma quota-parte de responsabilidade.

Contudo esta preocupação com o alheamento cresce quando se observam os resultados das recentes eleições parlamentares austríacas e se verifica que num país pertencente à nossa União Europeia, os dois partidos da extrema direita somam quase 30% dos votos.

O extremismo, de esquerda ou direita, tende a crescer em momentos de crise, e por norma facilmente se difunde por algumas franjas da sociedade menos informadas, nomeadamente entre alguns jovens insatisfeitos com o rumo das suas vidas. Neste cenário, é imperioso que os partidos democráticos, e em particular as "jotas", dialoguem com todos os jovens, para que tenhamos uma juventude politicamente esclarecida, uma juventude que luta pelos seus direitos, assume os seus deveres e descarta os extremismos.

5 comentários:

Anónimo disse...

sendo um dos corajosos, tenho a dizer que é um bom primeiro argumento ;)
abraço my friend!

Anónimo disse...

Gostei da "tese da coragem"!

Abraço :)

Paulo Machado disse...

Nem tudo o que se escreve hoje terá sentido no futuro.

Não queiras entender esta observação como uma critica ao teu texto. O que importa é que a imagem dos partidos reside nas virtudes, falhas e vicios das "jotas" de outros tempos.

Essa é que é essa, e não há volta a dar ...porque a maioria dos quadros das "jotas" (sejam eles de que quadrante politico forem!) já se encontram comprometidos com o clientelismo a que estiveram subjugados.

Sublinhe-se MAIORIA, porque felizmente ainda existem aqueles que são convictos dos seus ideais e têm presente que a política é feita de formas de diálogo que, acima de tudo, pretendem favorecer as populações e nunca os interesses particulares.

Apesar de estar "do outro lado" da bússola politica, desejo-te os maiores sucessos. Um abraço

Anónimo disse...

De facto temos de chamar a atenção dos jovens e das responsabilidades que estes tardam em assumir numa sociedade cada vez mais necessitada de novas ideias e de renovação de antigos e ultrapassados dogmas.
A nossa postura perante o mundo que nos rodeia poderá de facto ser determinante num futuro próximo, em que devemos de agir, fazer, dinamizar estruturas e organizações a todos os níveis para que assim, com o contributo por mais pequeno que seja de todos, possamos construir uma sociedade melhor, de direitos e deveres que todo o cidadao devera ter presente na sua formaçao e nao permitir que o mundo lhe passe ao lado.
É fundamental actuarmos no mundo de hoje perspectivando um futuro melhor, mais sustentável e com uma visão mais global das nossas ações...Pois cada um de nós deverá perceber que somos importantes e que a opinião de cada um de nos conta e é importante na construçao de uma sociedade melhor..

Anónimo disse...

"A partir do momento que estás a ler este "post" é por demais evidente que não te inscreves no grupo dos jovens que não têm qualquer interesse pela política."

Isto é uma hipocrisia do pior, toda a gente sabe que antes das eleições os candidatos desataram a inscrever amigos e familiares para que os verdadeiros jovens socialistas matosinhenses não tivessem hipóteses de escolher. Isto não é interesse pela política, é interesse pelo tacho. Calculo que este post nem sequer seja publicado. Bem hajam.