quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Conferência: "Enfermagem Fora de Portas"

A Juventude Socialista Concelhia de Matosinhos organizará uma conferência subordinada ao tema: "Enfermagem Fora de Portas", que terá lugar no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Matosinhos, no dia 13 de Outubro (2ª feira), pelas 21horas.
Aparece e mobiliza.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Visita ao “Centro Social Padre Ramos”

No passado dia 29 de Setembro, a Juventude Socialista de Matosinhos, visitou o “Centro Social Padre Ramos”.
Esta é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com sede na Vila de Lavra. Foi fundada em 1982, sendo-lhe atribuído o nome de “Padre Ramos” em homenagem a um sacerdote, natural de Lavra, - Padre António Francisco Ramos – que foi Pároco de Lavra desde 1915 até 1962.
Fizemos uma visita guiada pelas instalações e verificamos que estas se encontram em boas condições para quem delas usufrui.
Passamos pelo Infantário, que está organizado por 3 "espaços": Creche, Jardim-de-infância e ATL. Pudemos ainda ver o Lar, que alberga alguns “jovens”.
O Centro possui ainda um edifício Cultural, composto por um Auditório e uma biblioteca.
De acordo com a responsável que nos acompanhou na visita, a Biblioteca tem-se tornado um ponto de encontro e de cultura na Freguesia de Lavra, em especial para os jovens. Tendo por objectivo prestar um serviço público a todos os seus utentes no âmbito da cultura e do lazer, a Biblioteca Padre Silva Lopes tem vindo a contribuir para a divulgação do importante espólio histórico-cultural da Freguesia de Lavra.
Considerando que entramos no Outono, a estrutura juvenil aproveitou para "doar" algumas peças de vestuário, recolhidas na Escola EB1/JI da Viscondessa (Sta. Cruz do Bispo).
Assim, com esta iniciativa, a Juventude Socialista procurou conhecer mais e melhor esta instituição e todo o trabalho desenvolvido por ela, em prol da Vila.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

SENHORA DA HORA…DE VILA A CIDADE

É o que todos os Senhorenses desejam. Para isso trabalharam, para isso lutaram. Por isso, hoje, mais que nunca, é isso que desejam, esperam, e sonham. Porque graças ao esforço dispendido, criaram todas as infra-estruturas indispensáveis para o bom êxito desta gloriosa empreitada.

No passado dia 26 de Setembro, no salão nobre da Junta de Freguesia da Senhora da Hora, foi promovido um debate acerca da elevação da Vila da Senhora da Hora a Cidade…
A JS marcou presença, reconhecendo a importância da concretização desta natural e legítima “ambição”.

A estrutura juvenil do PS apoia incondicionalmente todas as iniciativas que caminhem nesse sentido.

Em boa hora, se fez tal debate, esperando nós JS que seja mais um passo a caminho da concretização de vermos, o mais cedo possível, os senhorenses promovidos de bons “vilãos” a Citadinos exemplares.

Alheamento e Extremismo

A partir do momento que estás a ler este "post" é por demais evidente que não te inscreves no grupo dos jovens que não têm qualquer interesse pela política. Enquadras-te naquela suposta minoria que tem a pachorra para aceder a um blog com conteúdos políticos, o que para mim demonstra desde já uma evidente dose de coragem, mas que outros poderão apelidar de perda de tempo. Eu prefiro ficar pela tese da coragem.

O alheamento da política, que não é monopólio do pessoal mais novo, é por demais evidente, e não importa aqui quantificá-lo. Independentemente da sua dimensão, é e será sempre grave. Quanto aos culpados, serão inúmeros e irão desde o jovem extremamente individualista ao político menos credível, mas certamente todos teremos uma quota-parte de responsabilidade.

Contudo esta preocupação com o alheamento cresce quando se observam os resultados das recentes eleições parlamentares austríacas e se verifica que num país pertencente à nossa União Europeia, os dois partidos da extrema direita somam quase 30% dos votos.

O extremismo, de esquerda ou direita, tende a crescer em momentos de crise, e por norma facilmente se difunde por algumas franjas da sociedade menos informadas, nomeadamente entre alguns jovens insatisfeitos com o rumo das suas vidas. Neste cenário, é imperioso que os partidos democráticos, e em particular as "jotas", dialoguem com todos os jovens, para que tenhamos uma juventude politicamente esclarecida, uma juventude que luta pelos seus direitos, assume os seus deveres e descarta os extremismos.