domingo, 9 de janeiro de 2011

Maria João e Orquestra de Jazz de Matosinhos...

(in www.sapo.pt) - 03.01.2011
A cantora Maria João edita em Fevereiro o álbum "Amoras e framboesas", gravado com a Orquestra Jazz de Matosinhos, anunciou a editora Universal. O disco recupera temas emblemáticos da sua carreira, como "Beatriz" (da autoria de Edu Lobo e Chico Buarque) e "Canto de Ossanha" (Baden Powell e Vinicius de Moraes), mas com novos arranjos da Orquestra Jazz de Matosinhos.
A direcção é do maestro Pedro Guedes e no disco participam ainda, como convidados, os músicos André Fernandes , à guitarra, João Farinha, nos teclados e André Nascimento, também à guitarra.
O último álbum a solo de Maria João, homónimo, data de 2007 e nele a cantora revisitou o cancioneiro popular brasileiro, acompanhada por um quinteto. Depois de "Maria João", a cantora ainda celebrou 25 anos de parceria musical com o pianista e compositor Mário Laginha, em "Chocolate", editado em 2008, e avançou mais recentemente com o projecto "Ogre", ao lado dos músicos João Farinha, Júlio Resende, André Nascimento e Joel Silva.
Além da Orquestra Jazz de Matosinhos, Maria João tem actuado e gravado com regularidade com outras grandes formações, como a Big Band do Hot Clube, a Orquestra Sinfónica do Porto e a Big Band da Rádio de Frankfurt.
A Orquestra Jazz de Matosinhos foi fundada em 1999 e reúne 17 instrumentistas, fazendo pautar o seu trabalho pela criação de um repertório próprio e pela organização de projectos específicos, para os quais vem convidando solistas, maestros e compositores de relevo internacional. Editou em Dezembro passado o álbum "Our secret world", em que interpreta composições do norte-americano Kurt Rosenwinkel.

Sem comentários: