terça-feira, 15 de junho de 2010

República e o Futuro



Realizou-se na passada Sexta-Feira, a 2ªiniciativa do núcleo de Leça da Palmeira da JS,subordinada ao tema;"República e o futuro",contando com a participação do Dr.Manuel Coelho dos Santos(Advogado e Ex-deputado da Assembleia da República);Professor Eugénio Rodrigues (Professor de Direito da Universidade Lusófona);Pedro Soares (Secretário-Coordenador da JS Leça da Palmeira) e Tiago Aboim (Membro da JS Leça da Palmeira).

Um debate que aprofundou as raízes do republicanismo em Portugal bem como o seu surgimento e a sua importância que teve ao longo de grande parte do século XX português entre os principais períodos,nomeadamente na transição da Monarquia para República (1910-1926),o Estado Novo (1926-1974),e a instituição da democracia em Portugal em 25 de Abril de 1974.

Foi realçada a importância da incorporação de jovens na politica portuguesa,com vista a desenvolver o espírito democrático e republicano da Juventude Portuguesa.

Esta iniciativa contou a participação de vários jovens,entre os quais representantes de diversos núcleos da concelhia de Matosinhos da JS,nomeadamente,Guifões e Lavra.

Este debate possibilitou um conhecimento das raízes da República Portuguesa e de compreendimento a importância da Democracia como um autêntico complemento da República.

(Texto de Tiago Aboim)

Sem comentários: