segunda-feira, 29 de março de 2010

Os "meninos queridos" de Bill Gates...

São portugueses e atraíram a atenção do patrão da toda poderosa Microsoft, trabalhando em duas unidades de ponta que a multinacional instalou no nosso país.

Um artigo interessante da revista Visão apresenta alguns exemplos, dos muitos portugueses, uma grande parte dos quais jovens, que concorrem de igual para igual com profissionais e empresas de todo o mundo...

http://aeiou.visao.pt/os-portugueses-que-trabalham-para-bill-gates=f553141

O melhor destino de férias na europa...

A capital portuguesa foi eleita o melhor destino europeu de férias de 2010, pela Associação dos Consumidores Europeus, uma entidade independente e com sede em Bruxelas que colocou à consideração dos consumidores dez destinos e Lisboa foi a favorita.

Para trás nesta «competição» ficaram as cidades de Barcelona, Londres, Copenhaga, Bilbau, Lyon, Amesterdão, Berlim, Praga e Helsínquia, tendo por base aspectos como a qualidade de vida e das infra-estruturas, oferta cultural e turística.

Segundo a associação, Lisboa destacou-se por ser «uma cidade que soube preservar toda a sua alma e oferecer uma porta de entrada ao Turismo, sem esquecer as suas riquezas sociais e culturais».

Informação sobre estágios profissionais...

O prazo para apresentação de candidaturas para os estágios profissionais na Função Pública arranca esta segunda-feira, com o Governo confiante no sucesso da iniciativa, que garantirá 5 mil estágios a jovens licenciados de todo o país, escreve a Lusa.

"Segundo o calendário previsto, a fase de apresentação de candidaturas decorrerá até dia 9 de Abril, as listas de candidatos seleccionados será disponibilizada a 26 de Maio e o início do estágio ocorrerá a 1 de Julho.

O maior número de vagas disponíveis para os jovens com idades até aos 35 anos pertence às áreas do Direito (1.300), Gestão e Administração (592) e Economia (414).

Com menos vagas estão as áreas da Produção Agrícola Animal (1), Física (2) e Belas-Artes (3).

A apresentação e o processamento das candidaturas poderá ser feita no portal da Bolsa de Emprego Público (www.bep.gov.pt), onde, a partir de quarta-feira, estará disponível toda a informação referente à primeira edição do programa."

Boa sorte e força...!!!

(in www.sapo.pt)

domingo, 28 de março de 2010

De Portugal para ... a China...

"As exportações portuguesas para a China mais do que quadruplicaram na última década e, apesar da crise global, em 2009, subiram 20%, somando cerca de 222 milhões de euros.
"As nossas relações económicas não estão paradas e a tendência é para a China se tornar cada vez mais importante", realçou fonte diplomática portuguesa à Lusa.



Há dez anos, a China era o 33º mercado de Portugal. Hoje está em 16º lugar - ainda atrás de Cabo Verde, mas à frente da República Checa, Áustria, Finlândia e outros parceiros da União Europeia."





(in http://www.sapo.pt/- 2010.03.28)

Estágios Profissionais...

Foi publicado em Diário da República a lista dos 5000 Estágios Profissionais criados pelo Governo, em instituições públicas de todo o pais e de várias áreas profissionais.
Fica aqui o link para os interressados, esperando que seja útil para quem procura uma oportunidade de emprego ou experiência profissional.

Ramal Ferroviário do Porto de Aveiro...

O primeiro-ministro inaugurou ontem o ramal ferroviário que liga o Porto de Aveiro à linha do Norte. Com a conclusão da obra, todos os principais portos do país ficam ligados à rede ferroviária nacional. Um investimento estratégico para aumentar as exportações, permitindo movimentar 600 mil toneladas por ano de mercadorias.

Com a entrada em funcionamento da ligação ferroviária, as autoridades portuárias estimam que 15% do tráfego de mercadorias que actualmente é feito por estrada passe para o comboio, valor que poderá aumentar para os 40% com as mercadorias transportadas no "hinterland" até Espanha.
Este projecto foi pensado ( e adiado ) durante 30 anos... sendo agora construído em tempo recorde, 30 meses, envolvendo 1500 trabalhadores e 200 empresas...

sexta-feira, 26 de março de 2010

Portugal sem fronteiras...

Portugal e a Tunísia assinaram hoje um protocolo de cooperação na área das energias renováveis com o objetivo de expandir a presença industrial portuguesa no mercado tunisino, à margem da visita oficial de José Sócrates ao país.

O acordo no sector das energias alternativas, assinado hoje entre a Direcção Geral de Energia e Geologia portuguesa e a sua homóloga tunisina, prevê a cooperação e troca de experiências na área das energias renováveis, incluindo a elaboração de planos anuais, aproveitando os cerca de 40 projectos em curso na Tunisia entre 2010 e 2016.

De uma relação comercial com a Tunísia quase insignificante, entre 2007 e 2009 as nossas exportações duplicaram.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Sócrates diz que PEC «não é agenda alternativa de governação»

O primeiro-ministro responde às críticas de Alegre ao PEC. José Sócrates diz que uma «agenda alternativa de governação» deve ser discutida nas legislativas e não nas presidenciais.
Sobre as críticas de Manuel Alegre ao PEC, feitas sexta-feira, José Sócrates disse em entrevista ao Jornal de Notícias, publicada este domingo, que uma «agenda alternativa de governação» deve ser discutida nas legislativas e não nas presidenciais.
Sócrates considerou ainda o documento «justo e necessário, porque distribui com equidade os esforços».
«Mas discordo sobretudo porque entendo que não faz parte do papel do Presidente da República ter uma agenda alternativa de governação. A agenda da governação discute-se nas legislativas e não nas presidenciais», concluiu.
O primeiro-ministro defendeu que a diminuição dos benefícios fiscais prevista no PEC é uma redução da despesa fiscal e não um aumento de impostos e considerou o actual sistema de deduções fiscais como uma «fonte de injustiça», onde «quem tem maiores rendimentos beneficia mais».
«O PEC não agrava nenhuma taxa nem escalão. Com um única excepção, o novo escalão de 45%, que é transitório. Mas é um imperativo de justiça pedir um contributo adicional a quem tem rendimentos superiores a 150 mil euros por ano», disse.
O chefe do governo português manifestou também esperança de que as medidas previstas no PEC sejam compreendidas pelos portugueses: «Não fomos para as medidas fáceis, como aumentar o IVA. Tenho a certeza de que os sindicatos também compreenderão que temos uma obrigação de contenção nos próximos quatro anos, em nome da recuperação económica».
O Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) «deve ser assumido pelo país», afirmou José Sócrates, sublinhando não ter «nenhum sinal de que o PSD não adopte uma atitude responsável» relativamente ao documento.
«Um PEC, que vincula o país nos próximos quatro anos, tem de ser discutido e assumido pelas instituições portuguesas», indicou José Sócrates, explicando que têm de ser dadas «garantias de governabilidade e de que as medidas serão adoptadas».
Nesse sentido, o primeiro-ministro considera que um chumbo do documento no Parlamento será «uma total irresponsabilidade» e «muito negativo para Portugal».
Apesar das críticas generalizadas da oposição ao documento, José Sócrates disse esperar que os partidos tenham o mesmo comportamento que tiveram na votação do orçamento e sublinhou: «Não tenho nenhum sinal de que o PSD não adopte uma atitude responsável».

sábado, 20 de março de 2010

Reactivado o Núcleo da JS de Lavra...

Só faltam 3 freguesias...

Fábio Santos assume a coordenação do Núcleo da JS de Lavra, após resolução de processos burocráticos. Vamos lá ao trabalho...

Reactivado o Núcleo da JS em Guifões

A JS Matosinhos mantém a aposta numa política de proximidade com a população, em especial com os jovens, trabalhando no sentido de possuir um Núcleo de Jovens Socialistas em cada uma das dez freguesias de Matosinhos, acreditando que assim estaremos mais alerta para os seus problemas, preocupações e interesses.

Esta semana foi formulada a reactivação do Núcleo de Guifões, que terá como coordenadora Patrícia Christen , a quem agradeço desde já toda o esforço dispensado. Bom trabalho e Força Guifões...



Símbologia

As espigas de milho - Representam a tradição e riqueza agrícola desta terra e recordam o espírito de ajuda mutua sempre presente na lide dos campos.
O maço de canteiro - Recorda os montantes de Guifões e toda a sua importância no talhar da pedra, uma vez que esta existe em abundância na freguesia.
A ponte medieval - Simboliza o castro romano “Castrum Quiffiones” e todo trabalho de exploração arqueológica desenvolvido.
O escudo de verde - Simboliza a vasta flora que cobre as terras desta freguesia assim como o rio Leça recordando todo a seu contributo como fertilizador dos campos adjacentes.

JS Matosinhos marcou presença...


"O secretário geral do PS, José Sócrates, afirmou hoje que no partido "não há asfixia democrática nem nenhuma lei da rolha", criticando o PSD, que considera ser "garantia da instabilidade permanente" por ter tido "cinco líderes em cinco anos".

O PS relançou hoje, no Parque de Exposições de Braga, o Fórum Novas Fronteiras, sendo esta a primeira reunião após as eleições legislativas, dedicada a um balanço da situação política e à análise do quadro económico até 2013."
A JS de Matosinhos marcou presença com 11 militantes que assistiram às várias intervenções, de membros do PS e vários independentes, que expressaram livremente as suas experiências e opinião face ao presente e futuro do nosso país, contribuindo para uma enriquecedora participação cívica perante um auditório que foi pequeno para os muitos cidadãos que se deslocaram ao parque de exposições de Braga.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Novas Fronteiras em Braga



No próximo Sábado, 20 de Março, pelas 15horas, terá lugar no Parque de Exposições de Braga mais uma sessão do Fórum Novas Fronteiras, subordinada ao tema "Portugal 2010-2013 - Os Desafios".

A Federação Distrital do Porto da JS disponibilizará transporte em autocarro a todos os militantes interessados em participar nesta iniciativa. O autocarro sairá da Praça Velasquez, no Porto, pelas 13h30.


Reserva já o teu lugar, através de mail (tiagomaia_js@hotmail.com) ou sms (914642722).


Conto Convosco!

Saudações Socialistas,

Tiago Maia

segunda-feira, 8 de março de 2010

A Mulher segundo Florbela Espanca...

A Mulher


" Í Mulher! Como és fraca e como és forte!


Como sabes ser doce e desgraçada!


Como sabes fingir quando em teu peito


A tua alma se estorce amargurada!


Quantas morrem saudosa duma imagem.


Adorada que amaram doidamente!


Quantas e quantas almas endoidecem


Enquanto a boca rir alegremente!


Quanta paixão e amor í s vezes têm


Sem nunca o confessarem a ninguém


Doce alma de dor e sofrimento!


Paixão que faria a felicidade.


Dum rei; amor de sonho e de saudade,


Que se esvai e que foge num lamento!"




Florbela Espanca





Em nome de todos os militantes da JS de Matosinhos, desejo um Feliz Dia a todas as Mulheres, em particular às nossas queridas camaradas...

sábado, 6 de março de 2010



Os jovens açorianos vão dispor de novas medidas e apoios mais facilitadores para criaram as suas próprias empresas, no âmbito de um pacote legislativo de incentivo ao empreendedorismo apresentado, hoje, pelo Grupo Parlamentar do PS/Açores.

“Quanto ao Projecto de Resolução, é fundamental uma estratégia que implemente o empreendedorismo nas escolas de forma constante no tempo, orientado para professores, alunos do segundo e terceiro ciclos, ensino secundário e ensino profissional”, explicou Berto Messias, líder da JS/Açores, em conferência de imprensa, em Ponta Delgada.

“Este projecto deve ter como objectivos globais a predisposição dos alunos para empreenderem, a desmistificação do conceito de empreendedorismo, a familiarização dos conceitos empresariais e o contacto com empresários de sucesso”, defendeu o parlamentar socialista.

O Projecto de Resolução do PS/Açores recomenda, ainda, que o Governo dos Açores, nas diferentes tutelas, deve promover parcerias com instituições que desenvolvem trabalho nesta área, assim como garantir aos alunos contactos com casos de sucesso.

(in www.ps.pt)







Novo pacote de medicamentos a baixo preço...

O Conselho de Ministros aprovou, na generalidade, o novo regime geral das comparticipações do Estado no preço dos medicamentos. O objectivo é racionalizar a despesa, gastando melhor e, sobretudo, beneficiando quem tem maiores dificuldades, nomeadamente financeiras, no acesso aos medicamentos.

Destacam-se duas medidas: A comparticipação a 100% para os utentes do regime especial na aquisição dos medicamentos genéricos que apresentem os cinco preços de venda ao público mais baixos do respectivo grupo com a mesma substância activa; e o preço dos novos medicamentos genéricos que sejam comparticipados pelo Estado passa a ter de ser inferior em 5% relativamente ao preço do medicamento genérico que seja comercializado e tenha o preço mais baixo.

Este novo regime consagra ainda a regra da comparticipação pelo preço de referência, independentemente do valor do medicamento, excepto quando este seja inferior ao valor dessa comparticipação.

terça-feira, 2 de março de 2010

Simplex

Empresas poupam 5 milhões com Simplex nos actos de registo obrigatório
A reformulação do sistema de comunicação dos actos obrigatórios de registo das empresas, realizado no âmbito do Simplex, permitiu às empresas poupar cinco milhões de euros em quatro meses, entre custos directos e indirectos, de acordo com informação divulgada hoje pelo Gabinete da Secretária de Estado da Modernização Administrativa.

No anterior modelo as empresas tinham de comunicar todos os actos obrigatórios de registo a três entidades. Com a simplificação, a comunicação passou a ser apenas obrigatório num único ponto de contacto: os serviços de registo que, por meios electrónicos, comunicam a informação recebida às finanças e à segurança social. Estão abrangidas por esta alteração actos como a alteração na composição dos órgãos sociais, da firma ou da sede ou a realização de uma operação de fusão, por exemplo.

A alteração está em vigor desde 1 de Outubro do ano passado. Desde então foram recebidas 200 mil alterações que as empresas podem agora fazer exclusivamente através da Internet. Antes de entrar em vigor a nova medida, as três comunicações obrigatórias por cada acto tinham de ser feitas em papel e por via electrónica.

(in http://www.sapo.pt/)