quarta-feira, 20 de maio de 2009

A propósito do...Dia da Independência de Timor-Leste (20 de Maio) e das Eleições Europeias (7 de Junho de 2009)

Permite-me que te conte uma história:

Em 2001 os Timorenses "conquistaram" as suas primeiras eleições legislativas, livres e independentes. Ainda estava bem presente a violência que se seguiu ao referendo que 1999, onde o Sim há independência venceu, resultando num cenário de violência extrema por parte das milícias pro-integração, o que chamou finalmente à atenção a comunidade internacional, sendo enviada uma força multinacional de implementação de PAZ. Apesar de tudo isto, apenas 2 anos depois e temendo ainda o reacender da violência, já ao início da noite de véspera se formavam filas, as pessoas cantavam, sorriam, as crianças acompanhavam as mães permanecendo horas de pé, aguardando a sua vez para Votar.

"Foi um dia extraordinariamente bonito em todos os sentidos da palavra. Os timorenses revelaram hoje ainda mais a beleza do seu carácter. Foi tão bonito. Tão bonito. Pessoas que andaram quilómetros, que estiveram horas ao sol sempre sorrindo e dizendo que estava tudo bem, que só que queriam votar".

Sérgio Vieira de Mello (Rio de Janeiro, 15 de Março de 1948; Bagdad,19 de Agosto de 2003 - vítima de atentado)

Percentagem de afluência às urnas: superior a 90%.

Com um país e uma democracia recém-formados, o Povo Timorense deu uma enorme e maravilhosa lição a todo o mundo, porque são muitas as vezes em que somente damos valor às coisas quando não as temos...

Pensa nisto um bocadinho...Obrigado.

Sem comentários: