terça-feira, 28 de julho de 2009

MATOSINHOS - CONSTRUIR O FUTURO


GUILHERME PINTO '09

PERFIL

- Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, Guilherme Manuel Lopes Pinto, 50 anos, é presidente da Câmara Municipal de Matosinhos desde há quatro anos, e é também vice-presidente da Junta Metropolitana do Porto.
- Deputado à Assembleia da República de 1988 a 1989, foi vice-presidente da autarquia matosinhense, onde desempenhou funções de vereador dos pelouros de Qualidade de Vida e Equipamentos (1989/93), Obras Municipais (de 1993 a 1997) e Ambiente e Segurança, de 1997 a 2001. Em 2002 juntou a estas funções a de responsável pelo pelouro da Protecção Civil. Em Junho desse ano, foi nomeado vice-presidente da autarquia, ficando encarregue também do pelouro das Obra Municipais.
- A 5 de Novembro de 2005 assumiu a presidência da Câmara, tomando a seu cargo os pelouros do Urbanismo, Obras Particulares, Polícia Municipal, Políticas de Cidadania e Notariado.
- Foi vice-presidente da Lipor, membro do Conselho Político do Programa Europeu para a Sustentabilidade das Cidades e Regiões como representante da Associação das Cidades e Regiões para a Reciclagem. Foi ainda membro da Comissão Nacional do PS, deputado municipal de Matosinhos, secretário coordenador do PS de Matosinhos e director de campanha em Matosinhos da candidatura de Jorge Sampaio. Militante do Partido Socialista desde os 16 anos, Guilherme Pinto foi membro do Conselho de Jurisdição Nacional da Juventude Socialista e do Gabinete de Estudos do partido.
- Membro do Conselho Fiscal da Metro do Porto, foi também um dos co-fundadores da Casa da Música e da Fundação da Juventude.

GUILHERME PINTO EM PRIVADO

Música: “Menina Estás à Janela” é a favorita, mas da sua lista fazem parte bandas como os U2, Beatles e Pink Floyd ou clássicos como Mozart.
Filme: “Les Uns et Les Autres”, de Claude Lelouch, e “Era Uma Vez na América”, de Sergio Leone são dois filmes de culto. Amante de grandes produções históricas, é apreciador também de Hitchcock e de Woody Allen
Livro: “O Nome da Rosa”, de Umberto Eco, é o preferido, à frente de uma imensa bibliografia. Em miúdo, subia às árvores para poder ler em paz. Hoje, sobra-lhe pouco tempo para pôr a leitura em dia, mas faz-se sempre acompanhar por um bom romance histórico.
Série: O humor alia-se à sua paixão pela História em “Allo Allo”, fazendo da série criada por David Croft e Jeremy Lloyd a sua favorita.

Fonte: http://www.guilhermepinto2009.pt/

1 comentário:

Anónimo disse...

Matosinhos conta consigo. Força para a vitoria.